A Controladoria e a Avaliação de Riscos Corporativos

No contexto empresarial de uma Entidade existem eventos ambientais e operacionais. Os ambientais são os acontecimentos que ocorrem no ambiente externo da Entidade, enquanto, os operacionais ocorrem no ambiente interno e são decorrentes das decisões dos gestores, administradores (responsáveis legais) ou sócios. Tanto os eventos ambientais quanto os operacionais, bem como os riscos inerentes a cada evento devem ser avaliados e detectados pela Controladoria e devidamente mensurados no sistema de informações (TI) da Entidade.
A Controladoria cabe administrar o sistema de informações de ordem econômico-financeira, que são informações que afetam a riqueza e mais valia de uma Entidade. Os dados que interessam ao sistema de informações gerido pela Controladoria dependem do modelo de mensuração definido e dos conceitos de riqueza que a Entidade adota.
A Controladoria e o sistema de informações de uma Entidade devem ser capazes de avaliar e mensurar o seguinte:
- identificar e mensurar os eventos externos e internos que ocorrem na Entidade;
- identificar e avaliar as decisões que são tomadas no âmbito da Entidade;
- avaliar e propor modelos de decisão aos gestores, administradores ou sócios,visando, mitigar risco corporativos e mensura-los de forma adequada no sistema de informações da Entidade;
- identificar as informações que são necessárias para suprir os modelos de decisão e informação;;
- identificar e propor os modelos de mensuração de riscos e participar efetivamente de sua elaboração;
- elaborar e propor um modelo de comunicação e informação das operações de uma Entidade, bem como os riscos inerentes a estas operações.
Cabe salientar que a finalidade principal da Controladoria é garantir informações adequadas ao processo decisório; colaborar com os gestores em seus esforços de obtenção da eficiência de suas áreas quanto aos aspectos econômicos e financeiros; e assegurar a eficácia empresarial e organizacional através da análise, mensuração e mitigação dos riscos externos e internos.

Carlos Alberto Garcia Machado
Realizar Assessoria Empresarial

Contador e Perito Contábil